sábado, 4 de junho de 2016

ALIMENTOS QUE PREJUDICAM A TIREOIDE.

Assim como alguns alimentos são muito benéficos, outros podem mais atrapalhar do que ajudar na saúde da glândula. Então, vale a pena conhecer melhor quem faz parte dessa lista negra, para sempre passar bem longe deles
Cafeína


Além de causar grande agitação no organismo, esse nutriente — encontrado em grandes quantidades no café e nos chás — pode provocar danos no tratamento das disfunções da glândula. As especialistas ensinam que a substância pode atrapalhar na absorção do remédio para esse tipo de doença, portanto nada de tomá-la em horários próximos ao de medicação. “A cafeína também compete na absorção de nutrientes como ferro e zinco prejudicando a saúde tireoidiana”, ressalta Daniela Jobst.
Glúten



Essa proteína encontrada em cereais como trigo, centeio, aveia, cevada e malte, causa uma doença autoimune em algumas pessoas, chamada de doença celíaca. E pesquisas indicam que isso pode se relacionar a males como a Tireoidite de Hashimoto. “Em um estudo publicado no Journal of Pediatrics conclui-se que crianças celíacas com alterações na produção dos hormônios e anticorpos tireoidianos tiveram seus níveis normalizados com dieta sem glúten”, cita a nutricionista Luciana Harfenist.
Soja

Apesar de ser muito recomendado em diversas circunstâncias, esse grão pode causar muitos danos e encrencas para pessoas com problemas de tireoide. “A soja possui compostos antinutricionais, que dificultam a absorção de minerais como ferro, zinco e cálcio”, explica a nutricionista Daniela Jobst. Apesar de essas substâncias, chamadas de fitatos, serem anuladas após o cozimento, o consumo desse alimento é contraindicado a quem tem hipotireoidismo, e até mesmo não deve ser constante na dieta das outras pessoas.

Sucralose



É um adoçante natural, usado em substituição ao açúcar sem tantas contraindicações, mas que pode atrapalhar a tireoide. “Ele tem cloro na composição, e assim capta o iodo, prejudicando o bom funcionamento da glândula”, ressalta a nutricionista Carolina Rodrigues.
Carboidratos em excesso

Quando comemos demais esse macronutriente, aumentam os níveis necessários de hormônios da tireoide, causando uma maior demanda do trabalho da glândula, além de requisitar mais iodo para produzir T3 e T4. “Desta forma, com a nossa alimentação já sendo pobre em iodo, fica difícil regular a produção”, conclui Daniela. Dietas com uma redução nos carboidratos e priorizando os tipos complexos são mais indicadas para a saúde da tireoide, além do corpo como um todo.
Texto: Revista VivaSaúde Especial Tireoide

Nenhum comentário:

Postar um comentário